quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Gestão de Projeto

Todo mundo adora registrar suas anotações de tempo por tarefa, não é mesmo? Quantas horas você gastou fazer tarefa A ou tarefa B ou conversando sobre o futebol ou lendo seu email. E para quê? Para dar trabalho para o estagiário que coleta os números do trabalho, que todos nós sabemos não passar da mais pura ficção. E por que todos esses formulários e documentos que depois de um certo tempo passa a ter vida própria? Parace que o único objetivo disso tudo é agradar ao gerente do projeto e satisfazer sua metodologia de trabalho. Agora, pense quanto ganharíamos em produtividade se não tivéssemos de preencher todos os formulários e as tarefas relacionadas à administração do projeto! E afinal de contas, o que o gerente de projeto faz o dia todo? Claro que ele tem que fazer coisas óbvias como conseguir recursos, definir papéis, atribuir tarefas, acompanhar o andamento, documentar o andamento das atividades, e assim por diante, mas talvez existem algumas coisas menos óbvias que ele devia fazer também. Uma delas é fazer o projeto algo agradável à equipe. Uma equipe de trabalho feliz é uma equipe produtiva. Reuniões de lançamento do projeto, eventos sociais e de motivação da equipe, e uma recompensa pelo sucesso. Mantenha um contato informal com a equipe. Bons gerentes de projeto não sabem apenas como aplicar a rígida disciplina da gerência de projeto, eles são bons em gerenciar pessoas. Bons gerentes de projeto têm outras características. Eles gerenciam. Eles não coordenam, presidem, contigenciam, assistem - eles administram. Eles não gostam de surpresas, e por isso trabalham arduamente para prevenir surpresas: eles planejam detalhadamente, tentam prever problemas e evitam-nos antes mesmo deles acontecer. Eles monitoram rigorosamente e percebem um problema assim que as coisas começam a sair do caminho certo. Quando problemas acontecem, eles tratam conflitos e focos de atrito. Bons Gerentes de Projeto tomam decisões, algumas até mesmo arbitrárias, quando necessário. Conseguem consenso quando podem, mas ditam suas leis quando necessário. Eles sabem ajustar a escala de controles de acordo com as necessidades reais do projeto de forma que eles não sufocam projetos pequenos com burocracia desnecessária. Então eles explicam para a equipe o que e para que os controles servem, por que esses controles são um recurso valioso, como os registros de tempo serão usados em benefício da equipe e então por que vale a pena apontar o tempo real de trabalho.

























Um comentário:

  1. Parabéns é uma ótima iniciativa querer divulgar o que pretende seguir em relação a sua carreira vou te dar algumas dicas...
    Faltou completar alguns conteúdos, em suas postagens precisa detalhar mais um plano objetivo ok
    Achei uma ótima iniciativa, para seu plano de carreira Abraços!
    Coodernador de TI.
    Boa sorte!

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